quarta-feira, 30 de março de 2011

Tuna recupera seu espaço e se reergue no cenário esportivo do Pará

O time de futebol profissional da Tuna Luso-Brasileira vem ao longo dos anos voltando a se destacar nos campeonatos profissionais. A maior prova desse feito foi a sua belíssima campanha no campeonato paraense da primeira fase que credenciou o time para a segunda fase do Parazão 2011.

Ao longo dos seus 108 anos o clube da Tuna traz em seu currículo várias importantes vitórias que fizeram ser conhecida como a “Elite do Norte”. Entre os seus principais títulos estão a conquista do Super Campeonato Paraense do ano de 1955. Na competição a equipe foi invicta sem perder durante 16 jogos, quando o time ainda se denominava Tuna Luso Comercial.

A equipe tunante deu um baile contra o time do Remo marcando no placar cinco gols, enquanto o adversário não balançou a rede nenhuma vez.  A partida final foi contra o Paysandu, tendo no elenco os jogadores Sarará, Mário Ney, Nonato Maneco, Satiro, Muniz, Capu, China, Estanilaú, Teixeirinha e Juvenil no Super Campeonato. Estanislaú foi o artilheiro com 33 gols.

Para o atual diretor que faz parte a 46 anos do clube Cruzmaltino e atualmente é diretor e membro do conselho do clube, Eduardo Gonçalves, a conquista do super campeonato traz boas lembranças. “Esse foi à primeira competição que acompanhei a equipe da Tuna. E fiquei muito feliz por vê-la campeã”. Gonçalves é de origem portuguesa naturalizado brasileiro, mas admite que quando a disputa é entre Brasil e Portugal, o sangue corre mais forte. “Quando passa o jogo do Brasil contra Portugal, eu não consigo torcer contra, apesar de adorar o Brasil. Ta no sangue”.

Com a nova diretoria, empossada em 2009, com a construção de um projeto, com organização e determinação o time que estava há três anos sem participar de campeonatos, se reergueu e voltou a ter o seu espaço dentro do futebol paraense. Assim como os projetos que já existiam sem grande motivação como as escolinhas de futebol, futsal, vôlei e natação que hoje atendem aproximadamente 1.500 crianças em todas as categorias.

As modalidades de tênis de mesa e basquete também estão sendo estudadas pela diretoria para que possam ser ofertadas a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário