quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Tuna terá sua gloriosa História relatada em livro

      A Tuna Luso Brasileira terá sua gloriosa história de 108 anos relatada em livro, que será escrito pelo jornalista e pesquisador do futebol paraense, Ferreira da Costa. O presidente da diretoria tunante, advogado Fabiano Bastos e o diretor administrativo, Eduardo Gonçalves, estiveram reunidos com Ferreira da Costa, acertando os detalhes para a produção da obra, que vai mostrar, em minúncias, a vida da Elite do Norte, fundada a 1° de janeiro de 1903 com a chegada a Belém no dia 13 de novembro de 1902 do cruzador português Dom Carlos, para uma visita de cordialidade entre as duas pátrias, irmãs e amigas.

      Ficou acertado entre as partes que o livro se intitulará "TUNA - SUAS GLÓRIAS, SUA HISTÓRIA" e mostrará como se deu a fundação da Agremiação, a consolidação do seu grande patrimônio, as conquistas alcançadas nos esportes amadoristas, suas conquistas no futebol (10 Campeonatos do Pará, 2 Campeonatos Nacionais), participação na Taça Brasil, Copa do Brasil, biografias de grandes craques, ex-atletas, biografias de grandes dirigentes, afinal, toda a trajetória gloriosa da Elite do Norte.

     O livro deverá ficar pronto e impresso em dezembro próximo, com lançamento nos primeiros dias de 2012, quando a Tuna Luso Brasileira festejar a chegada de seus 109 anos de fundação

3 comentários:

  1. Teremos uma rara oportunidade de deixar registrado passagens importantes da história da Tuna Luso nesses 108 anos de muitos acontecimentos que não foram revelados na edição do centenário do clube, em 2003. Naquela edição, escrita por Manoel Oliveira, foram colocados apenas alguns acontecimentos até o ano de 2000. Existem muitos outros acontecimentos e causos que podem ser acrescentados e dessa forma enriquecer mais a nova edição. Sugiro que seja indicado o professor Péricles de Oliveira, história viva da Tuna, para assessorar o Sr. Ferreira que escreverá a nova edição para dar mais detalhes sobre a história do clube.
    Parabéns pela iniciativa, os amantes do futebol e do esporte agradecem!

    ResponderExcluir
  2. CUIDADO para que esse 'historiador' não puxe a brasa para a sardinha do time dele, como fez naquele livro sobre Remo e Paysandu, de 2003.

    ResponderExcluir
  3. Não confundir o escritor do livro sobre o centenário da Tuna, escrito por Manoel Oliveira e publicado em 2003, com o professor Péricles de Oliveira, pois são pessoas diferentes. O escritor Manoel Oliveira já nos deixou há alguns anos, enquanto que o professor Péricles já está com a idade bastante avançada mas ainda continua na batalha e bem lúcido!

    ResponderExcluir